Ilha de Boipeba                     

 

        Eleita a melhor ilha para visitação no Brasil, e a segunda melhor da América do Sul, Boipeba ou originalmente em Tupi “m'boi pewa”, significa tartaruga marinha. A ilha faz parte do arquipélago de Tinharé, ficando em Cairú, na costa do dendê, região do Baixo sul da Bahia. O arquipélago é banhado de um lado pelo Rio do Inferno e seus afluentes onde se torna a navegação traiçoeira e muito difícil por causa das bancadas de areias do Rio do Inferno. O outro lado é banhado pelo oceano atlântico com enormes variedades de recifes, que formam em alguns locais, canais de difícil acesso para algumas praias mesmo na maré cheia. O arquipélago tem cerca de 460 quilômetros quadrados, Tinharé ocupa a grande parte 50%, Ilha de Boipeba e Cairú ocupam de 20% a 25% cada ilha, e as outras vinte e três pequenas ilhas ficam com o restante do espaço que aproxima de 5%. O arquipélago possui aproximadamente doze mil habitantes divididos nas vinte e seis ilhas. Aqui temos uma floresta densa de mata atlântica, restinga, dunas, serrados, extensos manguezais e praias.  Cercada pelo oceano e pelo estuário do Rio do Inferno, a Ilha de Boipeba está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA - Tinharé -Boipeba); a ilha se destaca pela beleza natural inexplorada e pela diversidade do seu ecossistema; por esse patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO, como reserva da biosfera e patrimônio da humanidade. 
Seu povo, de raízes quilombola, cordiais e hospitaleiros, junto com a exuberante natureza deixa a atmosfera do lugar ainda mais acolhedora e aconchegante, ambiente perfeito para o visitante que vem desfrutar desse lugar paradisíaco. E é no povoado de Velha Boipeba onde está situado o berço da história e cultura deste povo. Este é o principal vilarejo da ilha e nele se encontra uma das mais antigas igrejas do Brasil. Construída no século XVII por jesuítas, a histórica Igreja do Divino Espírito Santo reúne em sua estrutura traços de um momento marcante da colonização e da presença desta sociedade na Ilha de Boipeba. A Ilha de Boipeba é um dos locais de colonização mais antigo da Bahia, sua população é de miscigenação de negros, índios e europeus, principalmente portugueses e holandeses. A População vive basicamente da pesca do artesanato local e do turismo.
          Relaxar, mergulhar, caminhar, saborear; apreciar sem moderação a natureza, no ritmo ditado pelas ondas do mar e dos cantos dos pássaros, são os únicos comandos permitidos nesse recanto natural que exala sossego, paz e harmonia.

Dicas

  • Aqui não há bancos e nem caixas eletrônicos, por isso traga dinheiro em espécie.

  • Alguns estabelecimentos aceitam cartão de crédito, débito ou cheque

  • A cobertura de telefonia celular é precária, na ilha possui telefones públicos e cyber café com conexão a Internet.

  • Não há carros na Ilha de Boipeba, existem apenas tratores que fazem coleta de lixo e transporte para praia do Moreré e o carro da ambulância para transportar pacientes.

  • Compre passeios e passagens na Ilha de Boipeba nos agentes credenciados o preço é o mesmo e são mais seguros.

  • Informe-se sobre a maré, pois muitos passeios dependem da maré.

  • Não traga muita bagagem, aqui não há muitos lugares para usar calças ou sapatos altos.

  • A voltagem da energia é de 220v.

  • Programe seu voo para chegar em Salvador pela manhã antes das onze horas e no retorno escolha o voo no final da tarde depois das três horas, para chegar na Ilha de Boipeba é necessário quase um dia de viagem a não ser se for com o taxi aéreo.

  • Ao chegar na Ilha de Boipeba é bem comum ser abordados por carregadores de bagagem, valor negociado direto com carregador.

Hospedagem

Indicamos a Pousada Fazani, localizada à 15 min do cais de chegada,15min da praia da Cueira, 5 min do ponto dos Tratores e 10min da vila, a Pousada é linda, super organizadas, os donos estão sempre interagindo com os clientes, prontos para ajudar e oferecer o melhor. Clique AQUI e saiba mais. 

Morro Passeios
Rua do fundo, 543 - Gamboa do Morro - Cairu - BA

75-9825-0341 (whatsapp) - Aline
75-99863-2570 (whatsapp) - John

morropasseios@hotmail.com
Instagram @morro_passeios

Facebook @morropasseios

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • TripAdvisor - Black Circle